A parceria criada entre Coach e atleta gera um plano de ação e desenvolvimento de competências emocionais que são fundamentais para que esses atletas consigam lidar com a pressão por resultados.

O Coaching esportivo surgiu com Timothy Gallwey, na década de 1970, que apresentou técnicas relevantes onde o coach ajuda a atleta a atingir a sua melhor performance. Técnicas que transformam crenças de capacidade, merecimento e limite, em crenças de poder.

Para Gallwey “os verdadeiros adversários não são os seus concorrentes, mas as suas próprias limitações e fraquezas.” E numa partida ou competição, existem dois jogos: um jogo exterior e um jogo interior.  O jogo exterior é contra o seu adversário, o intuito é superá-lo; O jogo interior é consigo mesmo, o seu diálogo interno e contra obstáculos como a falta de concentração, a ansiedade, a falta de confiança em si mesmo, as dúvidas, enfim é todo um conjunto de hábitos e crenças que possam limitar ou inibir a excelência do desempenho.

Estratégias mentais para desenvolvimento de atletas são comprovadamente eficazes e necessárias.

Muitos times nacionais e internacionais já utilizam e atestam o poder do Coaching para alta performance de atletas. Nas Olimpíadas Rio 2016 vimos vários atletas creditando suas medalhas a seus coaches.

A parceria criada entre Coach e atleta gera um plano de ação e desenvolvimento de competências emocionais que são fundamentais para que esses atletas consigam lidar com a pressão por resultados.

Durante o processo de Coaching o atleta descobrirá seus pontos de auto sabotagem e como seus pensamentos e atitudes impactam seus resultados. Vai ajudá-lo a SER quem e merece TER aquele resultado.

É através de escuta ativa, questionamento instigante, criando conscientização, planejando e definindo metas e com gestão de progresso e responsabilização que o Coach esportivo tem papel fundamental na alta performance de atletas.

 


Andrea Rangel
Coaching. Tem o propósito de despertar o potencial de pessoas e a opção de se viver no campo das infinitas possibilidades expandindo o ser de forma integral.