Situação econômica atual cria a necessidade do desenvolvimento de Inteligência Emocional entre Gestores

Tempo de leitura: 2 minutos

Recente artigo da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, destacou a importância do desenvolvimento dessa habilidade nas empresas.

O desafio de lidar com o corte de custos, a queda nas receitas, os desligamentos, conseguir manter a equipe motivada, tomar as melhores decisões neste cenário, entre outras questões que marcam o ambiente das empresas no momento, aumenta a tensão para os gestores.

A situação passa a ser caótica quando o gestor não consegue se colocar no lugar do  funcionário, a consequência é que há pressão por resultados sem que o gestor conheça realmente as necessidades, há o tratamento indevido, o que, na maioria das vezes, gera tomadas de decisões equivocadas.
O que faz especialistas apontarem que em tempos de crise, a inteligência emocional é a chave para que esses profissionais passem a gerir as organizações da melhor forma.  Pessoas que apresentam um elevado nível de Inteligência emocional são hábeis para perceber, controlar e compartilhar emoções.  Elas têm a capacidade de usar essa consciência para gerenciar seu comportamento e relacionamentos.

Inteligência Emocional é apontada como o fator diferencial na carreira de todo profissional.

>> Anna Cherubina Scofano – professora de MBAs da FGV, aponta que gestores com essa habilidade desenvolvem respostas proativas em relação à equipe, enquanto que aquelas com a dificuldade de controlar as emoções trazem um impacto negativo para as organizações. Desenvolver Inteligência Emocional significa ter a capacidade de adaptação, aceitação de flexibilidade as novas realidades que mudam continuamente, fatores considerados imprescindíveis no atual momento econômico.

Uma pesquisa de Daniel Goleman, maior referência no assunto, registra que a maior parte dos CEOs e presidentes de organizações não é composta por aqueles que tiveram melhores notas nas escolas, mas sim pelos que melhor se relacionam com as demais pessoas.

Aspecto importante e que Inteligência emocional pode ser desenvolvida. E quando mais cedo começar a desenvolve-la, mais rápido se perceberá os resultados na vida pessoal e profissional.

 


Andrea Rangel
Coaching. Tem o propósito de despertar o potencial de pessoas e a opção de se viver no campo das infinitas possibilidades expandindo o ser de forma integral.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *